“A capital de
Rondônia é hoje uma moderna cidade que abriga pessoas de todos os Estados
brasileiros e registra um dos maiores crescimentos populacionais do País”.
Oficializada em 02 de
outubro de 1914, Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907,
durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em plena Floresta
Amazônica , e inserida na maior bacia hidrográfica do globo,
onde os rios ainda governam a vida dos homens, fica localizada capital do Estado
de Rondônia. Fica nas Barrancas da margem direita do rio Madeira, o maior
afluente da margem direita do rio Amazonas.
Desde meados do
século XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que
possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380 km ) e dar vazão à
borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-mirim. A localidade
escolhida para a construção do porto onde o caucho seria transbordado para os
navios seguindo então para a Europa e os EUA, foi Santo Antônio do Madeira,
província de Mato Grosso.
As dificuldades de
construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira
de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o
pequeno porto amazônico localizado 7
km abaixo, em local muito mais favorável. Era chamado
por alguns de “porto velho dos militares”, numa referência ao abandonado
acampamento da guarnição militar que ali acampara durante a Guerra do Paraguai
(essa guarnição ali estivera como precaução do Governo Imperial contra uma
temida invasão por parte da Bolívia, aparentemente favorável a Solano Lopes).
Em 15/01/1873, o
Imperador Pedro II assinou o Decreto-Lei nº. 5.024, autorizando navios
mercantes de todas as nações subirem o Rio Madeira. Em decorrência, foram
construídas modernas facilidades de atracação em Santo Antônio , que
passou a ser denominado “porto dos vapores” ou, no linguajar dos trabalhadores,
“porto novo”. O porto velho dos militares continuou a ser usado por sua maior
segurança, apesar das dificuldades operacionais e da distância até S. Antônio,
ponto inicial da EFMM. Percival Farquar, proprietário da empresa que afinal
conseguiu concluir a ferrovia em 1912, desde 1907 usava o velho porto para
descarregar materiais para a obra e, quando decidiu que o ponto inicial da
ferrovia seria aquele (já na província do Amazonas), tornou-se o verdadeiro
fundador da cidade que, quando foi afinal oficializada pela Assembleia do
Amazonas, recebeu o nome de Porto Velho. Hoje, a capital de Rondônia.
Assim, Porto Velho
nasceu das instalações portuárias, ferroviárias e residenciais da
Madeira-Mamoré Railway. A área não industrial das obras tinha uma concepção
urbana bem estruturada, onde moravam os funcionários mais qualificados da
empresa, onde estavam os armazéns de produtos diversos, etc. até mesmo uma
espécie de força de segurança operava na área de concessão da empresa,
independente da força policial do estado do Amazonas.
Texto: Apostila Profª Sônia Arruda
Nenhum comentário:
Postar um comentário