O estado de Rondônia encontra-se em uma posição importantíssima em relação aos aspectos fitogeográficos, situando-se no centro-sul da bacia amazônica, em uma região de transição entre o domínio geomorfológico amazônico.
É uma área que congrega três importantes biomas: Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado, tendo como características, por esta razão, uma grande biodiversidade, que abrange tanto a riqueza dos seus ecossistemas, quanto de espécies da fauna, flora e de diversidade genética.
Os principais fatores determinantes para a composição da vegetação do Estado são o relevo, com serras de formação geológica antiga, formadas por vastos depósitos sedimentares (Serras dos Pacaás Novos), e a riqueza da drenagem, que associada ao clima a composição do solo contribuem para a ocorrência do ciclo de cheias dos rios que drenam o estado, sendo marcante para a definição das diferentes paisagens existentes.
A composição vegetal no estado é, reconhecidamente, formada por oito tipologias características, que se dividem em varias fisionomias, as quais passam a caracterizar:
1. FLORESTA OMBRÓFILA ABERTA
2. FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL OU SUBCADUCIFÓLIA
3. FLORESTA DE TRANSIÇÃO OU CONTATO
4. CERRADO
5. FORMAÇÃO PIONEIRA
6. CAMPINARANA ( cada uma detalhada em outro post - clique aqui)
(Texto retirado da apostila Prof. Sônia Arruda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário