sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A população indígena dos Vales rios Madeira, Mamoré e Guaporé

O avanço português pela Amazônia em direção aos rios Madeira, Mamoré e Guaporé promoveu o encontro com dois tipos de grupos indígenas: 
- os habitantes originários e 
- antigos e os povos que migraram para a Amazônia em fuga do avanço europeu no litoral e ainda o primeiro a atingir a bacia do rio Amazonas, recuando de suas povoações do sudeste e nordeste brasileiro. No rio Amazonas, a nação Tupinambarana era a maior da região,mas não era a única, pois diversos grupos migraram, provocando guerras intertribais pelo controle do território. 

No rio Madeira, os moradores mais antigos eram os Torá, Mura e Matanawí. Desses o grupo Mura era o mais numeroso e o mais feroz, principalmente reagindo ao avanço portugues no rio Madeira no século VXIII. Esse numeroso grupo ocupava ainda aldeias no rio Negro, Solimões e Japurá. A feroz perseguição sofrida pelos Murá foi causadora do decréscimo de sua população e concentração de seu território no rio Madeira. A origem dos Mura apresenta duas vertentes:
- alguns autores acreditam que o rio Madeira tenha sido o seu antigo núcleo de povoação, outros defendem a hipótese que esses indígenas tenham migrado do Peru, fugindo ao domínio espanhol.
Índios Mura



A derrocada dos Mura foi ocasionada pela aliança entre os portugueses e os Munduruku e as diversas epidemias que assolaram a tribo. Em 1786, alguns grupos Mura pediram paz, tornando-se pacificados durante algum tempo.

No final do século XIX o rio Madeira e seus tributários eram ainda fartamente habitados por várias nações indígenas, principalmente os Karipunas, Karitianas e Boca Negra.

O rio Mamoré tornou-se refúgio de diversos povos indígenas tais como: Pacaás Novos, Kawahib e Txapakura. Esses índios foram dominados pelos europeus em meados do séc. XVII e reduzidos aos aldeamentos dos colonizadores. Alguns grupos Txapakura entraram em contato com os portugueses no início do séc. XVIII, fugindo para áreas centrais do atual estado de Rondônia, como exemplo os: Urupá e Jaru.

Também no séc. XVIII, vários povos indígenas confinaram-se no rio Guaporé e foram utilizados como mão de obra nas minas daquela região, bem como nas lavouras de subsistência e como remadores. Os principais grupos indígenas utilizados no Guaporé foram: Payaguá, Cabixi e Caiapó. Esses grupos não aceitaram a escravidão pacificamente, entrando em conflito com os colonizadores. Já os Borôro e os Pareci foram mais facilmente escravizados, devido sua docilidade. O povo Pareci era originário do rio Mamoré, onde resistiu ao avanço do colonizador. Já no rio Guaporé, o povo Pareci aceitou a domesticação por motivos ainda não devidamente explicados.



***Para saber mais sobre a população indígena que aqui moravam,
leiam o texto no slide/link abaixo:..



Dando continuidade...


O primeiro explorador europeu que teria alcançado o vale do rio Guaporé foi o espanhol Ñuflo de Chávez, de passagem entre 1541 e 1542
Ñuflo de Chávez

Mais tarde, no século XVII, a região foi percorrida pela épica bandeira de Antônio Raposo Tavares, que, entre 1648 e 1651, partindo de São Paulo, desceu o curso do rio Paraná, subiu o rio Paraguai, alcançou o vale do rio Guaporé, atravessou o rio Mamoré, seguiu pelo rio Madeira alcançando o rio Amazonas, cujo curso finalmente desceu até alcançar Belém do Pará.
Escultura representando o bandeirante Antônio Raposo Tavares
no Museu do Ipiranga. Altura: 3,50 metros.

Tendo ainda alguns missionários se aventurado isoladamente pela região, no século seguinte, a partir da descoberta de ouro no vale do rio Cuiabá, os bandeirantes começaram a explorar o vale do Guaporé. 

Por esse motivo, em 1748, as instruções da Coroa portuguesa para o primeiro Governador e Capitão General da Capitania do Mato GrossoAntônio Rolim de Moura Tavares (1751-1764), 
foram as de que mantivesse - a qualquer custo - a ocupação da margem direita do rio Guaporé, ameaçada por incursões espanholas e indígenas, oriundas dos povoados instalados à margem esquerda desse curso fluvial desde 1743 (a saber: Sant'Ana, na foz do ribeirão deste nome; São Miguel, na foz do rio deste nome; e Santa Rosa, nos campos deste nome, depois transferida para o local onde foi conquistada por tropas portuguesas, na margem direita do rio Guaporé).


Trecho do Texto
 
 
 
 
 

 



Responda no caderno......... ou.............. AQUI...

1. Na época da colonização, a mão de obra indígena era usada na:
2.Os indígenas também despertavam a cobiça de bandeirantes e sertanistas para que:
3. Na década de 1750, a escravização dos índios foi substituída, dando-se preferência:
4. Qual foi o objetivo ao eliminar  as práticas locais da escravidão indígena e tentar atrair as populações residentes para sua esfera de influência:
5. Como ficou conhecido, as políticas de indiferença frente aos massacres étnicos promovidos pelos seringalistas, através dos assassinatos das populações indígenas residentes em áreas de exploração da borracha:
6. Qual o primeiro explorador que atingiu o Vale do Guaporé?



kahoot.com - 

RONDÔNIA E SEUS ANTEPASSADOS E OS POVOS INDÍGENAS

 

 

 

 






 
.......

4 comentários:

Unknown disse...

Eu quero a responda

Profª Ana Campana disse...

É SÓ LER O SLIDES QUE VAI ENCONTRAR...

Profª Ana Campana disse...

LEIAM O SLIDES ATE PÁGINA 8....

Resposta: Nhuflo(Ñuflo)de Chavez. disse...

Foi Ñuflo de Chavez.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...