sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A população indígena e a ocupação e Povoamento dos Vales rios Guaporé, Mamoré e Madeira

Como tudo começou"

A História de Rondônia começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado por várias tribos de índios.

***Para conhecer mais sobre a população indígena que aqui moravam vamos ler o texto no link abaixo:

 Aqui


Dando continuidade...

O primeiro explorador europeu que teria alcançado o vale do rio Guaporé foi o espanhol Ñuflo de Chávez, de passagem entre 1541 e 1542
Ñuflo de Chávez

Mais tarde, no século XVII, a região foi percorrida pela épica bandeira de Antônio Raposo Tavares, que, entre 1648 e 1651, partindo de São Paulo, desceu o curso do rio Paraná, subiu o rio Paraguai, alcançou o vale do rio Guaporé, atravessou o rio Mamoré, seguiu pelo rio Madeira alcançando o rio Amazonas, cujo curso finalmente desceu até alcançar Belém do Pará.
Escultura representando o bandeirante Antônio Raposo Tavares
no Museu do Ipiranga. Altura: 3,50 metros.

Tendo ainda alguns missionários se aventurado isoladamente pela região, no século seguinte, a partir da descoberta de ouro no vale do rio Cuiabá, os bandeirantes começaram a explorar o vale do Guaporé. 


Por esse motivo, em 1748, as instruções da Coroa portuguesa para o primeiro Governador e Capitão General da Capitania do Mato GrossoAntônio Rolim de Moura Tavares (1751-1764), 



foram as de que mantivesse - a qualquer custo - a ocupação da margem direita do rio Guaporé, ameaçada por incursões espanholas e indígenas, oriundas dos povoados instalados à margem esquerda desse curso fluvial desde 1743 (a saber: Sant'Ana, na foz do ribeirão deste nome; São Miguel, na foz do rio deste nome; e Santa Rosa, nos campos deste nome, depois transferida para o local onde foi conquistada por tropas portuguesas, na margem direita do rio Guaporé).


Trecho do Texto

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Rond%C3%B4nia


Responda no caderno:
1. Na época da colonização, a mão de obra indígena era usada na:
2.Os indígenas também despertavam a cobiça de bandeirantes e sertanistas para que:
3. Na década de 1750, a escravização dos índios foi substituída, dando-se preferência:
4. Qual foi o objetivo ao eliminar  as práticas locais da escravidão indígena e tentar atrair as populações residentes para sua esfera de influência:
5. Como ficou conhecido, as políticas de indiferença frente aos massacres étnicos promovidos pelos seringalistas, através dos assassinatos das populações indígenas residentes em áreas de exploração da borracha:
6. Qual o primeiro explorador que atingiu o Vale do Guaporé?



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...