sexta-feira, 15 de junho de 2012

Linha Telegráfica em Rondônia


    O objetivo do governo republicano com a ligação telegráfica de Mato Grosso ao extremo Oeste Amazônico era tirar a região do isolamento em que vivia sua população, integrando-a no dito mundo civilizado.

    Cândido Mariano da Silva Rondon, o futuro Marechal Rondon, chefiou a Comissão das linhas telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas, que se tornaram conhecidas também como comissão Rondon.
     As obras de abertura das linhas foram iniciadas em 1907 e concluídas  em 1915, portanto no mesmo tempo da construção da ferrovia Madeira-Mamoré.
     Na abertura das picadas pela floresta, de 6 a 100 metros de largura, foram utilizados instrumentos manuais como facão, foice, machado e outros.

      A linha partiu de Cuiabá rumo a Santo Antônio do Rio Madeira, rasgando o sertão rondoniano. Ao longo desse trajeto, estabeleceram-se núcleos de povoamento que, mais tarde, tornaram-se cidades.
    A Abertura da trilha na floresta e a instalação das linhas do telégrafo eram um trabalho eminentemente braçal.

   Formada por civis e militares, a comissão Rondon foi acompanhada também de técnicos e cientistas, que realizaram importantes estudos nas áreas, na zoologia, mineralogia, geografia, etnologia e antropologia, e ainda médicos, que atendiam os acometidos por doenças ou os acidentados.

      A maioria de trabalhadores compunha-se de prisioneiros e degredados, arregimentados pela vivência.
      Entre eles, contavam-se os marinheiros da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910.
  Rondon também incorporou aos trabalhos da linha grande número das tribos bororo e pareci para suprir as baixa no pessoal de trabalho braçal.


          Os trabalhadores estavam sujeitos à coerção e à violência Física, 
para que fossem impedidos de fugir e
 para forçá-los a manter um ritmo acelerado de trabalho. 
Os postos telegráficos instalados ao longo da trilha deram origem a povoados, hoje cidades da região: Vilhena, pimenta Bueno, Jaru e outras. 

Na época foi apresentado um projeto de estrada que acompanharia a linha telegráfica, o que só se concretizou nos anos de 1960.

Documentário


Aula em Slides - Vilhena
...............

3 comentários:

Unknown disse...

Na minha escola, tem a feira de conhecimento e meu tema é história de Rondônia. Vou usar bastante este site, pois o assunto é Rondon e as linhas telegráficas. Ótima postagem.

Profª Ana Campana disse...

Oi Mª Laura, espero que sua feira tenha sido um sucesso. O blog está aí para ser útil mesmo. Fique a vontade qdo precisar. Abraço

Unknown disse...

Uis que bom me ajudou 😠😈😦😑😍😙😘😚😎😗😜😈😈😠😠😠

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...