sexta-feira, 27 de abril de 2012

GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE RONDÔNIA

1 - A evolução da malha político-administrativa de Rondônia expressa o seu dinamismo político-geográfico, considerando-se a criação de municípios. Neste sentido, em que período Rondônia contava com apenas dois municípios?

A) Até os anos 1970.
B) Até o ano de1985.
C) Até o início dos anos 1990.
D) Até meados dos anos 1990.
E) Até meados dos anos 2000.


2- De acordo com os estudos do IBGE para os anos 2000, as unidades da federação podem ser comparadas pelos tipos de estradas de rodagem que apresentem, a esfera de governo responsável por elas e a situação de cada uma, em termos de sua pavimentação.
Com base nos estudos citados, em Rondônia são majoritárias as estradas de rodagem:

A) federais asfaltadas.
B) estaduais asfaltadas.
C) municipais asfaltadas.
D) federais não asfaltadas.
E) municipais não asfaltadas.



3- Rondônia abriga em seu território imensas reservas minerais, com destaque para um tipo de minério do qual o estado detém mais de 50% das reservas brasileiras, fundamentais para o desenvolvimento econômico. Esse minério começou a ser extraído na década de 1950, por meio de garimpo que atuou até o início da década de 1970, quando o Governo Federal o proibiu, entregando essa exploração mineral a grandes grupos econômicos.
As reservas e a extração mencionadas referem-se ao seguinte recurso mineral:

A) bauxita.
B) cassiterita.
C) urânio.
D) manganês.
E) níquel.

4- No início do século XX, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré influenciou o aparecimento dos primeiros núcleos urbanos no território que viria a se tornar, em 1982, o estado de Rondônia.
No contexto geográfico e histórico imediato ao funcionamento dessa ferrovia, surgiram os seguintes 
núcleos urbanos:

A) Vilhena e Porto Velho.
B) Ji-Paraná e Cacoal.
C) Vilhena e Cacoal.
D) Porto Velho e Guajará-Mirim.
E) Ji-Paraná e Guajará-Mirim.

5- O crescimento populacional de Rondônia passou por diferentes fases, com forte expansão nos anos 1970 e 1980. Entre 1960 e 1970, por exemplo, o crescimento anual foi de 4,8%, enquanto entre 1970 e 1980 esse crescimento foi de 15,8%. A diferença do incremento populacional verificado entre essas duas décadas explica-se, principalmente, pelo fator demográfico:

A) taxa de natalidade.
B) taxa de mortalidade.
C) saldo migratório.
D) índice de fecundidade.
E) gerontocrescimento.

6- Apartir de 1970, a colonização oficial em Rondônia se desenvolve, tendo à frente o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o qual implementou, pioneiramente, cinco Projetos Integrados de Colonização (PIC).

Nesse contexto, o primeiro PIC implementado pelo INCRA foi:

A) Sidney Girão.
B) Ji-Paraná.
C) Ouro Preto.
D) Padre A. Rohl.
E) P.A. Ribeiro.

7 - Uma das estratégias de conservação da vida indígena na Amazônia é a criação de áreas destinadas a esse segmento da sociedade brasileira. No exemplo da área indígena de Lourdes, um grupo indígena significativamente presente é o:

A) Gavião.
B) Zoró.
C) Cinta Larga.
D) Suruí.
E) Tupari.

8- Um importante tratado fixou a linha de fronteira no extremo norte e oeste do Brasil, a partir dos cursos dos rios Guaporé e Mamoré, até o médio curso do Madeira, sendo de inegável relevância para a definição do futuro Território do Guaporé. O tratado referido é o de:

A) Tordesilhas,1494.
B) Utrecht, 1713.
C) Utrecht, 1915.
D) Petrópolis, 1903.
E) Madri, 1750.

9- Nos antecedentes da criação do estado de Rondônia, consta a instalação do Território Federal do Guaporé, em 1943, o qual é posteriormente transformado em Território Federal de Rondônia. O Território Federal de Rondônia é criado no governo do presidente:

A) Getúlio Vargas.
B) Jânio Quadros.
C) João Goulart.
D) Juscelino Kubitschek.
E) Costa e Silva.06



10- Rondônia é abrangido pelo domínio amazônico, fator natural que influencia o tipo de vegetação encontrado neste estado da federação. Nesse domínio natural, uma formação vegetal predominante e parcialmente presente em Rondônia denomina-se:

A) Caatinga.
B) Campos de altitude.
C) Mata de araucárias.
D) Floresta equatorial.
E) Floresta tropical de encosta

Questões retiradas de FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
http://ww4.funcab.org/arquivos/MPRO2011/provas/S32%20V%20-%20Analista%20-%20Sistemas.pdf

Gabarito
1 - a
2 - e
3 - b
4 - d
5 - c
6 - c
7 - a
8 - e
9 - d
10 - d

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...