quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Estado de Rondônia comemora 30 anos


O Estado de Rondônia completa hoje, 30 anos transformação de Território Federal para Estado de Rondônia.

O Coronel Jorge Teixeira teve uma participação atuante no processo de emancipação do Território à categoria de Estado. Durante o governo do Jorge Teixeira várias obras foram realizadas, tendo sido um período de muito trabalho, que pôde ser caracterizado como os preparativos finais para a emancipação do Território à condição de Estado.

No dia 22 de dezembro de 1981 finalmente acontecia o tão esperado dia. O Presidente da República, João Batista Figueiredo através da Lei Complementar n° 41 criava o Estado de Rondônia. No dia 4 de janeiro de 1982 era instalado o mais novo estado da União. Naquela oportunidade também era empossado o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira como primeiro governador do Estado de Rondônia.

Na época da emancipação, o Estado de Rondônia encontrava-se administrativamente dividido em 13 municípios que se subdividiam em 22 distritos. Em 1983, o Estado já contava politicamente com 15 municípios.
(Parte texto de Aleks Palitot - Historiador -





Veja o vídeo:
....




2 comentários:

Mulheres em Trânsito disse...

Eu participei desse dia - foi uma grande festa. Trabalhei com esse governador que foi um dos melhores que eu conheci. Gostei muito de encontrar esse post. Parabens

Profª Ana Campana disse...

;) - Obrigada e parabéns a vc por ter tido esta oportunidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...