sábado, 16 de outubro de 2010

Simulado

Questão de concurso 5595
1 .
(TCE-RO, Cesgranrio - Técnico em Informática - 2007) No século XVIII, paralelamente à atividade mineradora, desenvolveu-se no Vale do Guaporé a: 
A ) 
atividade industrial, decorrente da mineração, que garantiu a sobrevivência da população após o esgotamento da produção mineral.
 
B ) 
atividade agrícola de exportação, com produtos como cacau, café e especiarias destinadas à região do Grão-Pará.
 
C ) 
lavoura de subsistência direcionada ao atendimento das necessidades da população na região.
 
D ) 
pecuária de corte associada ao povoamento da região.
 
E ) 
exploração de poços petrolíferos naturais, que garantiram a auto-suficiência da região até os dias atuais.
 
       
Questão de concurso 5619
2 .
(SEJUS-RO, Funrio - Agente Educador - 2008) É sabido que a região onde se encontra o Estado de Rondônia recebeu um grande fluxo migratório ao longo da história. Com relação a década de 90 do século XX, pode-se afirmar sobre os fluxos migratórios que houve um(a): 
A ) 
manutenção do fluxo migratório para a região, e com isso um aumento da urbanização.
 
B ) 
redução da entrada de migrantes e um aumento do fluxo migratório interno das zonas rurais para zonas urbanas.
 
C ) 
redução da entrada de migrantes e uma redução de moradores nas áreas urbanas.
 
D ) 
aumento da entrada de migrantes e um consequente aumento da urbanização.
 
E ) 
aumento da saída de migrantes para outras regiões do país, além da emigração para outros países, principalmente europeus.
 
       
Questão de concurso 5626
3 .
(Corpo De Bombeiros - RO, Funcab - Soldado - 2008) Rondônia exporta carne bovina principalmente para o sudeste do pais. Para o abate do gado de corte, os frigoríficos do estado estão localizados nos seguintes municípios: 
A ) 
Ariquemes, Urupá, Guajará-Mirim, Jaru, Buritis, Corumbiara e Porto Velho;
 
B ) 
Alvorada D'Oeste, Buritis, Castanheiras, Corumbiara, Guajará-Mirim, Vilhena e Porto Velho;
 
C ) 
Ariquemes, Parecis, Jarú, Monte Negro, Porto Velho, Vale do Anari e Vilhena;
 
D ) 
Buritis, Cacoal, Castanheiras, Corumbiara, Guajará-Mirim, Jarú e Rolim de Moura;
 
E ) 
Ariquemes, Jarú, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Porto Velho.
 
       
Questão de concurso 5633
4 .
(Corpo de Bombeiros - RO, Funcab - Soldado - 2008) No início do período de colonização (1970) foi deflagrada pelo governo uma campanha publicitária nas regiões Sul e Sudeste do pais, com o “Rondônia, o Novo Eldorado”, cujo objetivo principal era: 
A ) 
inaugurar o Hospital da Candelária entre Porto Velho e Santo Antônio;
 
B ) 
gerar fluxo migratório de colonos com destino ao então território de Rondônia;
 
C ) 
reativar a produção do látex;
 
D ) 
impedir o avanço das tropas bolivianas no território de Rondônia;
 
E ) 
formar a cidade de Cacoal.
 
       
Questão de concurso 5650
5 .
(IDARON-RO, Funcab - Assistente Administrativo - 2008) “Dois terços de Rondônia são cobertos pela floresta Amazônica. Embora dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indiquem uma redução do desmatamento no estado de 13%, entre 2004 e 2005, parte importante da natureza está destruída. Segundo o Inpe, já foram queimadas ou derrubadas 57% da vegetação em áreas não protegidas e 31% nas áreas protegidas.
(In: Atlas National Geographic, São Paulo:Abril Coleções, 2008, p.45).
Tentando reduzir esses danos ambientais, foram criadas as seguintes zonas (e subzonas) socioeconômico-ecológicas abaixo relacionadas: 
A ) 
áreas protegidas pelos indígenas (zona 1); áreas de uso restrito por lei (zona 2) e áreas institucionais (zona 3);
 
B ) 
na zona 1, estão as de uso agropecuária, agroflorestais e florestais; zona 2, áreas de usos especiais para a conservação de recursos naturais passíveis de uso sob manejo sustentável e na zona 3, áreas institucionais constituídas pelas áreas protegidas de uso restrito e controlado, prevista em Lei e instituídas pela União, Estado e Municípios;
 
C ) 
áreas de uso agropecuária, agroflorestais e florestais (zona 1); áreas de usos especiais não possíveis de manejo sustentável (zona 2) e áreas institucionais, isto é, áreas protegidas de uso restrito e controlado, prevista em Lei e instituídas pela Federação dos Estados (zona 3);
 
D ) 
áreas de usos especiais (zona 1); áreas institucionais previstas por leis federais, estaduais e municipais (zona 2); áreas de usos agroflorestais (zona 3);
 
E ) 
áreas de uso no agronegócio (zona 1); usos restritos aos povos indígenas (zona 2); áreas de usos especiais para a conservação dos recursos naturais (zona 3).
 
       
Questão de concurso 5657
6 .
(IDARON-RO, Funcab - Fiscal de Defesa Sanitária - 2008) Interpretando-se o mapa de Rondônia, a seguir, observamos que ele localiza o estado com suas coordenadas geográficas e limites, apresenta alguns dos seus aspectos físicos - relevo e hidrografia - e a distribuição de suas principais cidades. Percebe-se, também, uma parte da planície Amazônica destacando-se pequenos planaltos, cujo ponto culminante está na serra Pacaás Novos. Além disso, alguns dos rios fazem parte da bacia Amazônica.
No que diz respeito às questões demográficas, ao processo de urbanização e às atividades econômicas, o mapa permite concluir que a atual distribuição populacional foi muito marcada...
A ) 
por incentivos públicos à agricultura e pela descoberta de minérios, que atraíram uma grande migração com consequências na urbanização que, por sua vez, teve na BR-364, o eixo que passou a interligar diversas cidades, fazendo a conexão rodoviária entre o Mato Grosso e o Acre;
 
B ) 
pela hidrografia do estado, pois cerca de 80% dos rondonienses habitam ao longo dos rios, com destaque para Porto Velho (rio Madeira), Guajará Mirim (rio Mamoré) e Costa Marques (rio Guaporé);
 
C ) 
pela estrada de ferro Madeira-Mamoré, a via de fixação de cidades e do escoamento da produção de látex e da castanha, que até hoje permite que a maioria da população do estado esteja localizada ao longo do seu itinerário;
 
D ) 
pelo crescimento recente da população do estado, com os fluxos de migrantes principalmente do Nordeste, como aconteceu no Primeiro Ciclo de Extração de Látex e no período posterior à Segunda Guerra Mundial, quando os preços do produto o tornaram novamente valorizado no mercado internacional;
 
E ) 
pela fronteira com a Bolívia, fator de segurança nacional e de projetos de colonização financiados pelo INCRA, no sentido de atrair fluxos de migrantes vindos do Sul do Brasil.
 
       
Questão de concurso 5664
7 .
(IDARON-RO, Funcab - Fiscal de Defesa Sanitária - 2008) Há mais de dois séculos a borracha nativa do Brasil (Hevea brasiliense) tem sido importante fator econômico da região amazônica. As variações entre a maior ou a menor demanda está relacionada, infelizmente, a guerras. No primeiro Ciclo, houve uma rentável exploração durante a guerra franco-alemã, em 1872. A partir de 1912, ocorreu uma grande desvalorização da borracha brasileira e, consequentemente, gradativo abandono das áreas de sua produção. O Segundo Ciclo da Borracha só teve início anos mais tarde, em função de uma grande contenda bélica, já nos meados do século XX.
Nesse contexto, devemos considerar: 
A ) 
a eclosão da Guerra do Paraguai, que interferiu no aspecto político mundial;
 
B ) 
a Revolução Espanhola que alterou o panorama econômico mundial;
 
C ) 
a eclosão da Segunda Guerra Mundial, que transformou os aspectos sócio-econômico-político mundial;
 
D ) 
a Guerra do Golfo, que mudou drasticamente os aspectos sócio-políticos do mundo atual;
 
E ) 
a eclosão da Guerra de Secessão (EUA), quando foi afetada a economia norte-americana, atingindo também a economia mundial.
 
       
Questão de concurso 5671
8 .
(SESAU-RO, Funcab - Técnico em Enfermagem - 2009) Durante o período colonial, a porção norte do território brasileiro, na qual se encontra o atual Estado de Rondônia, não despertou interesse à metrópole a não ser pelas “drogas do sertão”. Podemos dizer que são elas: 
A ) 
sal, seda e açúcar;
 
B ) 
açúcar e especiarias nativas;
 
C ) 
açúcar, sal e baunilha;
 
D ) 
cravo, canela e baunilha;
 
E ) 
baunilha, açúcar e cravo.
 
       
Questão de concurso 5688
9 .
(DETRAN-RO, FEC - Pedagogo - 2007) Sobre a hidrografia de Rondônia pode-se afirmar que:
I. o rio Madeira é o principal rio de Rondônia, formado com a junção dos rios Mamoré e Beni;
II. o rio Guaporé nasce em território Boliviano e seu principal afluente é o rio Mamoré;
III. o trecho navegável do rio Madeira, de Porto Velho até a foz do rio Amazonas, tem uma extensão de, aproximadamente, 1056 km;
IV. o encontro do rio Mamoré com o rio Beni forma o rio Madeira.
Dos itens acima, estão corretos apenas: 
A ) 
I e IV;
 
B ) 
I e III;
 
C ) 
II e III;
 
D ) 
I, III e IV;
 
E ) 
I, II e III.
 
       
Questão de concurso 5709
10 .
(MP-RO, Cesgranrio - Analista Contábil - 2005)
“Desde sua descoberta casual em 1542, a Amazônia tem funcionado como cabo de guerra entre fato e ficção, fantasia e realidade (...).
Assim que os ensandecidos conquistadores do século XVI foram substituídos pelos meticulosos cientistas do século XIX – entre eles o francês La Condamine, o descobridor da borracha – ficou claro que o maior tesouro da Amazônia era vegetal.”
BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. 2ª ed. ver. São Paulo: Ática, 2003, p. 156.
Apesar de a região amazônica ser conhecida desde a época citada, não houve, até o século XVIII, por parte do governo português, qualquer projeto de efetiva colonização do interior da Amazônia. Contudo, o desinteresse português era relativo, o que pode ser evidenciado pela(o): 
A ) 
assinatura do Tratado de Madri, em 1750, que garantia à Espanha a exploração da Bacia Amazônica.
 
B ) 
dificuldade em transpor os obstáculos dos rios Madeira e Mamoré para embarcar produtos nativos extraídos da região.
 
C ) 
expansão das missões jesuíticas castelhanas que, sob o beneplácito da Igreja e da Coroa Portuguesa, garantiram a catequese e a disponibilidade de mão-de-obra escrava indígena.
 
D ) 
presença de uma população nativa, com cultura diversificada da europeia, resistente ao trabalho escravo.
 
E ) 
envio de expedições e fundação de fortificações, com o objetivo de conter as investidas dos espanhóis, afastando-os das regiões mineradoras do centro-oeste.
 
       



GABARITO
1. C
2. B
3. E
4. B
5. B
6. A
7. C
8. D
9. D
10. E

Um comentário:

welber marley disse...

muito bom o site.
Parabéns que DEUS abençoe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...