terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

           O povoamento antigo da América resultou da migração ao longo do período pré-histórico. Há várias hipóteses sobre a origem desses povos. A teoria mais aceita é a da Corrente Asiática que defende o fluxo de população do continente asiático para o americano, através do Estreito de Bering.



 Esse povoamento teria começado por volta de 50,000 a.C., de forma paulatina e no sentido norte-sul. As populações que chegaram ao continente tinham um modo de vida nômade ou seminômade, com a caça, a pesca e a coleta de alimentos como base da sobrevivência. No século XVI, dentro do processo de expansão ultramarina, os europeus chegaram a América e iniciaram contato e exploração dos povos pré-colombianos, que habitavam esse continente e apresentavam-se em estágios diferentes de domínio das técnicas de produção, organização política, econômica e social. Atualmente dividem-se em 03 os estágios culturais dos povos pré-colombianos: 

a) Altas Culturas: eram governados por monarcas, formando impérios bem estruturados e sociedades complexas. Esses povos dominavam vastas áreas da América Central, américa do Sul e do México. (Incas, Maias e Astecas). - vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=bgYPwklrfVY 

b) Culturas Neolíticas: Eram governados por cacicados e conheciam a agricultura de excedentes e raras trocas comerciais. Eram minoria na América do Sul e Central (Tupinambá, Mura e Munduruku).

c) Culturas Paleolíticas: Não possuíam governo centralizado e eram tributários da natureza. Era minoria na Amazônia Brasileira (Aruak, Macro-Jê, Karib).


 

                  A população Indígena do Brasil Pré-cabraliano era marcada por diversidades, principalmente na língua, modo de vida e cultura. De modo geral, as sociedades indígenas que habitavam o Brasil, apresentavam algumas semelhanças, vivendo no Regime comunitário-familiar, a posse da terra era coletiva, dividiam o trabalho por sexo e idades, respeitavam a hierarquia familiar e a maioria tinha produção voltada para subsistência. Na Amazônia, os povos indígenas estavam perfeitamente integrados ao seu habitat, viviam da caça, pesca e agricultura de subsistência praticada nas várzeas e plantando nas épocas de vazantes dos rios a mandioca, milho, algodão, tabaco, frutas e vegetais. Os ameríndios amazônicos apresentavam características expansionistas, bem como alianças políticas para defesa comum de grupos ameaçados. Muitos grupos indígenas não eram originários da Amazônia, fugiram do litoral, escapando do avanço português.

          Na américa Espanhola, ocorreu a alteração da estrutura social pré-existente, mas os espanhóis aproveitaram-se das formas de exploração do trabalho já utilizadas a Mita ( sujeição do indígena ao trabalho compulsório nas minas, na construção de obras públicas e edificações para o senhorio) e a Encomienda (controle do indígena para o trabalho agrícola). Para o historiador Ronaldo Vainfas, na Encomienda "As aldeias eram distribuídas entre os conquistadores, que passavam a implorar-lhes o trabalho sem, contudo, escravizar os índios, podia exigir tributos em gêneros ou prestações de trabalho. Os colonizadores deveriam em contrapartida, defender as aldeias e evangelizar os índios. Na Mita, cada comunidade deveria fornecer, periodicamente, uma quantidade de trabalhadores para as atividades coloniais, principalmente nas Minas. Pelo trabalho, os índios deveriam receber um salário, parte do qual obrigatoriamente em moeda, a fim de que pudessem pagar o "tributo régio". na América Portuguesa ocorreu o amansamento do indígena que foi realizado de três formas:

a) Descimentos: convencimento do índio para dirigir-se a missão, dando-lhe o direito de liberdade (apenas formal);

b) Resgates: eram feitos por meio de expedições de colonos, que entravam em contato com certos grupos indígenas, praticando o escambo de mercadorias por prisioneiros de guerras intertribais ou mesmo captura de tribos. Esses índios eram chamados de índios de corda e podiam ser escravizados;

c) Guerra justa: realizadas com expedições de colonos e militares para extermínio do grupo indígena, caso não descesse para a missão;

          O contato do europeu com o indígena amazônico provocou aculturação e ou extermínio dos povos, gerando fuga, luta ou assimilação da cultura europeia pelos indígenas (conversão ao catolicismo, troca de vestuário, adaptação a nova culinária e deformações de comportamento).




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A nossa história de Profº walfredo Tadeu





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2 comentários:

José de Arimatéa dos Santos disse...

Conheço e acompanho este blog já fazem alguns anos. Muito importante para a geografia e história do nosso estado. Ajuda professores e alunos nas pesquisas sobre Rondônia e que inclusive é bem difícil encontrar páginas como esta. Muito obrigado. Parabéns!

Profª Ana Campana disse...

Obrigada pelo carinho, José.

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