sábado, 10 de março de 2012

PONTOS MAIS ALTOS DE RONDÔNIA


Os pontos mais altos de Rondônia estão localizados na região central do Estado, na Serra dos Pacaás Novos.
O ponto mais alto tem 1.126,0 metros de altura e está situado nas coordenadas geográficas – 10º49’54” latitude e 63º34’36” longitude. Abriga o Monte Tracoá, o ponto mais alto de Rondônia, com 1.126 metros de altitude, na Serra dos Pacaás Novos.

O segundo ponto mais alto tem 1.090,0 metros de altitude e está situado nas coordenadas geográficas – 10º50’55” latitude e 63º34’15” longitude.
O terceiro ponto mais alto do estado tem 1.005,0 metros de altitude e está situado nas coordenadas geográficas – 10º51’33” latitude e – 63º37’10” longitude.
O quarto ponto mais alto tem 950,0 metros de altitude e o quinto 810 metros de altitude.

Rondônia – Serra dos Pacaás Novos (1.126 m)


Os cinco pontos mais altos de Rondônia ficam próximos um dos outros, e estão situados na cumeada das Serras do Pacaás Novos.

A Serra fica dentro do Parque Nacional de Pacaás Novos. No parque é possível constatar a transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. 
O Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).




A região é de difícil acesso e uma das maiores Unidades de Conservação em Rondônia, numa área que engloba oito municípios.

O acesso pode ser feito por via aérea, terrestre e fluvial. Por via terrestre, partindo de Porto Velho, segue-se pela BR-364 até Ariquemes, num percurso de 205km. Em seguida, virar à direita BR-421 por mais 50km até Montenegro, e seguir mais 60km até Campo Novo. De Campo Novo até o Parque são mais 40km.


A UC abriga um importante patrimônio cultural indígena. É no Parque Nacional da Pacaás Novos que se encontram os índios da tribo Uru-Eu-Wau-Wau e Uru-pa-in.



O nome Pacaás Novos teve origem com os seringueiros que encontravam muitas pacas na beira do igarapé.


Em decorrência da ocupação acelerada e desordenada de Rondônia pela abertura da BR-364 (que liga os Estados de São Paulo e Acre, passando por Mato Grosso e Rondônia), tornou-se necessário proteger parte de seus recursos naturais.

A mata do Parque é praticamente virgem e protege espécies vegetais raras na amazônia. Grande parte de sua vegetação é de transição do cerrado à floresta amazônica. Em seu interior, nascem vários rios de relevância estadual como Guaporé-Mamoré, Madeira e Machado.

A UC está em uma área de transição entre floresta amazônica densa e cerrado e exibe espécies como a seringueira, o ipê-amarelo, a castanheira, a palmeira babaçu, além de samambaias, periquiteiras e ipês na área de cerrado.

A região enquadra-se no domínio do clima quente e úmida com um período de 3 meses de seca (de junho à agosto). O período chuvoso é de novembro à março. A temperatura média é de 25°C.

O relevo do Parque é tabular e montanhoso. Apresenta grutas, cachoeiras – algumas com até 50 metros de altura – e uma rica rede hidrográfica, abrigando as cabeceiras dos principais rios da região (Madeira, Mamoré e Guaporé).

O ponto mais alto do Estado, o Pico do Tracoá (1.230 metros) encontra-se nos limites de Pacaás na serra de mesmo nome. Outras duas serras, a do Uopianes e a dos Pacaás Novos estão presentes, recobertas por mata densa.

As altitudes variam, em geral, de 100 a 400 metros.

O Parque apresenta uma fauna diversa com onças-pintadas, bugios, tamanduás-bandeira e macacos-da-noite representando. Entre as aves, estão papagaios, tucanos e araras ameaçadas de extinção.

Problemas e ameaças

Cerca de dois terços do Parque é ocupada pelas tribos Urueu-wau-wau e Uru-pa-in.
O fogo é um exemplo de distúrbio artificial devido às atividades humanas. No Parque Nacional de Pacaás Novos, isto ocorre principalmente porque o fogo é amplamente utilizado como ferramenta para renovação de pastagens e limpeza de restos florestais ou de culturas agrícolas, sem utilização de técnicas de controle.

As leis de proteção ambiental não conseguiram sair efetivamente do papel para chegar à amazônia oriental. As queimadas, os desmatamentos e a impunidade dos exploradores são práticas conflitantes.










Fontes

..

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Parabéns pelo blog!!!
Vcs poderiam colocar o nome das cidades onde esses pontos estão localizados!
Grata!!!

Cláudia disse...

Cidade de Campo Novo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago R Martins disse...

Parabéns pelo Conteúdo!!!
Rico em conhecimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...