terça-feira, 22 de junho de 2010

Quais os efeitos positivos que devem ser levados em consideração?


Secretário de Planejamento reafirma importância das usinas do Madeira, o secretário acredita que as usinas de Santo Antônio e Jirau (Complexo Rio Madeira) marca o inicio de um grande ciclo de desenvolvimento, onde o Brasil demonstra que é possível fazer o aproveitamento do potencial dos recursos hídricos, na geração de energia sem grandes impactos ambientais graças a utilização das turbinas de bulbo horizontal. Elas possibilitam a geração de energia elétrica através de um volume maior de água em movimento do rio do que por grandes quedas. Este sistema que será adotado nas usinas do rio Madeira provoca um índice menor de alagamento, em relação a potência gerada.

Para ele, é possível fazer o desenvolvimento sustentável, a efetiva ocupação do nosso Território, o aproveitamento de nossas riquezas e dos nossos recursos naturais com racionalidade e responsabilidade, obtendo melhor qualidade de vida para todos - (confira).

Outros defendem que usinas hidrelétricas é ainda um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão, por exemplo. A viabilidade técnica de cada caso deve ser analisada individualmente por especialistas em engenharia ambiental e especialista em engenharia hidráulica, que geralmente para seus estudos e projetos utilizam modelos matemáticos, modelos físicos e modelos geográficos.

Leia mais


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...