sexta-feira, 21 de maio de 2010

Simulado

Simulado de HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO BRASIL / HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE RONDÔNIA
Questão de concurso 5592
1 .(TCE-RO, Cesgranrio - Técnico em Informática - 2007)

A partir da observação do quadro acima, pode-se afirmar que, como produto predominantemente amazônico, durante a Primeira República, a(o): 

A ) borracha entrou em decadência após algumas décadas, em virtude da concorrência da produção asiática.
 
B ) café alcançou grande desenvolvimento pela existência da terra roxa e da mão-de-obra assalariada.
 
C ) algodão alcançou novamente o ápice de sua produção no primeiro quartel do século XX, em função do declínio da borracha.
 
D ) açúcar sofreu grande declínio, graças à procura do açúcar de beterraba pelos consumidores europeus.
 
E ) couro e as peles apresentavam um baixo rendimento, porque, em geral, os derivados da pecuária eram pouco utilizados no clima tropical brasileiro.
 
       
Questão de concurso 5595
2 .(TCE-RO, Cesgranrio - Técnico em Informática - 2007) No século XVIII, paralelamente à atividade mineradora, desenvolveu-se no Vale do Guaporé a: 
A ) atividade industrial, decorrente da mineração, que garantiu a sobrevivência da população após o esgotamento da produção mineral.
 
B ) atividade agrícola de exportação, com produtos como cacau, café e especiarias destinadas à região do Grão-Pará.
 
C ) lavoura de subsistência direcionada ao atendimento das necessidades da população na região.
 
D ) pecuária de corte associada ao povoamento da região.
 
E ) exploração de poços petrolíferos naturais, que garantiram a auto-suficiência da região até os dias atuais.
 
       
Questão de concurso 5598
3 .(TCE-RO, Cesgranrio - Técnico em Informática - 2007) Leia o texto abaixo para responder à questão:
Durante o período colonial, a região do Vale do Guaporé foi foco de atenção do governo português, por sua situação limítrofe e pela atividade comercial que a caracterizava. Em consequência, nela se delineou uma estrutura social típica da colônia portuguesa.
Sobre a estrutura social dos Vales do Guaporé e do Madeira nesta época, é correto afirmar que: 

A ) grande parte da população cativa resistiu à escravidão, de maneiras diversas: desde fugas, muitas vezes apoiadas pelos vizinhos castelhanos, até o aldeamento em quilombos.
 
B ) ao contrário do que ocorria nas demais regiões brasileiras, a elite branca era muito reduzida e possuía funções de caráter exclusivamente militar, ficando a classe média encarregada da organização política.
 
C ) parte da população escrava da região originou-se da migração de nordestinos na época do primeiro ciclo de extração do látex.
 
D ) a grande maioria dos trabalhadores dos Vales do Guaporé e do Madeira era de indígenas originários do Vale do Paraguai e submetidos à escravidão.
 
E ) a entrada de migrantes para trabalhar nos seringais e na construção da ferrovia Madeira-Mamoré promoveu a formação dos primeiros núcleos urbanos à margem dos rios.
 
       
Questão de concurso 5657
4 .(IDARON-RO, Funcab - Fiscal de Defesa Sanitária - 2008) Interpretando-se o mapa de Rondônia, a seguir, observamos que ele localiza o estado com suas coordenadas geográficas e limites, apresenta alguns dos seus aspectos físicos - relevo e hidrografia - e a distribuição de suas principais cidades. Percebe-se, também, uma parte da planície Amazônica destacando-se pequenos planaltos, cujo ponto culminante está na serra Pacaás Novos. Além disso, alguns dos rios fazem parte da bacia Amazônica.
No que diz respeito às questões demográficas, ao processo de urbanização e às atividades econômicas, o mapa permite concluir que a atual distribuição populacional foi muito marcada...

Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://waveland __1.tripod.com/mapas/rondonia Acesso em: 05/01/2009. 

A ) por incentivos públicos à agricultura e pela descoberta de minérios, que atraíram uma grande migração com consequências na urbanização que, por sua vez, teve na BR-364, o eixo que passou a interligar diversas cidades, fazendo a conexão rodoviária entre o Mato Grosso e o Acre;
 
B ) pela hidrografia do estado, pois cerca de 80% dos rondonienses habitam ao longo dos rios, com destaque para Porto Velho (rio Madeira), Guajará Mirim (rio Mamoré) e Costa Marques (rio Guaporé);
 
C ) pela estrada de ferro Madeira-Mamoré, a via de fixação de cidades e do escoamento da produção de látex e da castanha, que até hoje permite que a maioria da população do estado esteja localizada ao longo do seu itinerário;
 
D ) pelo crescimento recente da população do estado, com os fluxos de migrantes principalmente do Nordeste, como aconteceu no Primeiro Ciclo de Extração de Látex e no período posterior à Segunda Guerra Mundial, quando os preços do produto o tornaram novamente valorizado no mercado internacional;
 
E ) pela fronteira com a Bolívia, fator de segurança nacional e de projetos de colonização financiados pelo INCRA, no sentido de atrair fluxos de migrantes vindos do Sul do Brasil.
 
       
Questão de concurso 5660
5 .(IDARON-RO, Funcab - Fiscal de Defesa Sanitária - 2008)
“Nas palavras e atos do passado jaz oculto um tesouro que o homem pode utilizar para fortalecer e elevar o seu próprio caráter. O estudo do passado não deve se limitar a um mero conhecimento da história, mas deve, através da aplicação desse conhecimento, procurar dar atualidade ao passado.”
(I Ching, livro-base milenar chinesa).
Procurando “dar atualidade ao mapa” (abaixo), Portugal e Espanha ao “partilharem” o Novo Mundo entre ambas as Coroas, celebraram o Tratado de Tordesilhas (1494). Conforme o acordo, coube a Portugal as terras situadas a leste daquela linha imaginária e à Espanha, as situadas além dela. Até que, com a União Ibérica (1580 - 1640), os bandeirantes chegaram às terras que hoje formam Rondônia.

A importância da região Amazônica tornava-se cada vez maior, pois a facilidade de penetração no território, por meio de seus rios, permitia a ligação com as colônias espanholas. Era necessário, no entanto, evitar que a região ficasse aberta aos estrangeiros.
Assinale a alternativa correta: 

A ) o governo da União Ibérica (1621) criou o estado do Maranhão e Grão-Pará para inibir a ação de estrangeiros;
 
B ) o novo governo unificado criou, em 1621, o estado do Grão-Pará para garantir a posse dessas terras;
 
C ) para evitar a presença estrangeira na região, a União Ibérica, em1621, criou o estado do Maranhão;
 
D ) como forma de repelir a presença estrangeira na região, o novo governo criou, em 1621, o estado de Grão-Pará e Amazonas;
 
E ) com o objetivo de evitar a ação de piratas estrangeiros na Amazônia, em 1621, o governo da União Ibérica criou os estados do Amazonas e Maranhão.
 
       
Questão de concurso 5663
6 .(IDARON-RO, Funcab - Fiscal de Defesa Sanitária - 2008) A construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré não é um fato que se restringe aos séculos XIX ou ao XX. Já no século XVIII, Dom Francisco de Souza Coutinho se defrontou com a necessidade de construir uma estrada para vencer a parte não navegável do rio Madeira. Posteriormente, outros pensaram também na necessidade de vencer o trecho encachoeirado do mesmo rio. Essa situação só veio a ter solução no século XX, com a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré em 1907.
Assinale a opção correta: 

A ) a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré tornou-se possível pela eficácia da P.&T. Collins;
 
B ) devido à eficiência da empresa Dorsay e Caldwel, a construção da estrada de ferro foi efetivada;
 
C ) a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré foi, realmente possível, devido a ação da empresa Public Works;
 
D ) a responsabilidade pela construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré coube à May, Jekyll &Randolph;
 
E ) só foi possível tornar o sonho da estrada de ferro uma realidade após a Dorsay e a Public Works assumirem a sua construção.
 
       
Questão de concurso 5666
7 .(SESAU-RO, Funcab - Médico - 2009) A ferrovia Madeira-Mamoré, importante ponto de escoamento da produção da borracha no início do século XX, encontra-se atualmente quase toda abandonada. A construção dessa ferrovia no território de Rondônia deveu-se, entre outros motivos à: 
A ) necessidade de povoar a Amazônia;
 
B ) desordenada demanda populacional;
 
C ) produção de látex no Sudeste Asiático;
 
D ) ocupação de asiáticos e europeus;
 
E ) ocupação pelos seringueiros do território boliviano.
 
       
Questão de concurso 5669
8 .(SESAU-RO, Funcab - Médico - 2009) Em 1966, no governo do marechal Castelo Branco, foi definida uma nova região de planejamento para os estados do Norte entre eles Rondônia, além dos Estados do Maranhão e Mato Grosso. Este projeto denominou a região como “Amazônia Legal” e foi criado pelo órgão chamado: 
A ) Suframa;
 
B ) Sudene;
 
C ) Cadevasf;
 
D ) Sudam;
 
E ) Sudeco.
 
       
Questão de concurso 5672
9 .(SESAU-RO, Funcab - Técnico em Enfermagem - 2009) Em torno do século XVII, as missões religiosas jesuíticas deram início aos primeiros núcleos de povoamento. No século XVIII, teve início a primeira povoação que resultou no atual Estado de Rondônia. Esta povoação se deu à margem direita do rio: 
A ) Guaporé;
 
B ) Madeira;
 
C ) Paraná;
 
D ) Amazonas;
 
E ) Tocantins.
 
       
Questão de concurso 5675
10 .(SESAU-RO, Funcab - Técnico em Enfermagem - 2009) Inserido na “Amazônia Legal”, o Estado de Rondônia faz parte do maior sistema fluvial do mundo. Entre as bacias hidrográficas do Estado destaca-se a: 
A ) Bacia do São Francisco;
 
B ) Bacia Platina;
 
C ) Bacia do Paraná;
 
D ) Bacia do Uruguai;
 
E ) Bacia do Abunã.
 
       
 http://www.acheiconcursos.com.br/simulado_novo04.asp?seleciona=(5666,5592,5663,5669,5595,5660,5672,5598,5657,5675)&disciplina=40&materia=1

GABARITO
1. A
2. C
3. D
4. A
5. A
6. D
7. E
8. D
9. B
10. E

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...