domingo, 11 de abril de 2010

Simulado de HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO BRASIL / HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE RONDÔNIA
Questão de concurso 5630
1 .(Corpo de Bombeiros - RO, Funcab - Soldado - 2008) A retomada da demanda da extração do látex na região do vale Madeira-Guaporé ocorreu em decorrência da 2ª Guerra Mundial pois: 
A ) os seringais brasileiros se tornaram competitivos graças ao investimento do governo brasileiro em tecnologia para extração do látex;
 
B ) a ação de contrabandistas ingleses, noruegueses e alemães intensificou-se;
 
C ) a produção do látex no Oriente (Malásia) aumentou;
 
D ) o Tratado de Petrópolis restabeleceu a paz entre Brasil e Alemanha;
 
E ) os seringais da Malásia foram ocupados por tropas japonesas, não sendo possível continuar a produção.
 
       
Questão de concurso 5633
2 .(Corpo de Bombeiros - RO, Funcab - Soldado - 2008) No início do período de colonização (1970) foi deflagrada pelo governo uma campanha publicitária nas regiões Sul e Sudeste do pais, com o “Rondônia, o Novo Eldorado”, cujo objetivo principal era: 
A ) inaugurar o Hospital da Candelária entre Porto Velho e Santo Antônio;
 
B ) gerar fluxo migratório de colonos com destino ao então território de Rondônia;
 
C ) reativar a produção do látex;
 
D ) impedir o avanço das tropas bolivianas no território de Rondônia;
 
E ) formar a cidade de Cacoal.
 
       
Questão de concurso 5636
3 .(PM-RO, Funcab - Soldado - 2008) Leia o texto abaixo e responda à questão.
“O relevo do estado de Rondônia é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões(...). As áreas mais acidentadas encontram-se localizadas no divisor das águas das bacias hidrográficas dos rios Guaporé- Mamoré com as bacias do Madeira e Machado(...). As maiores altitudes ocorrem no Município de Vilhena e as menores no Município de Porto Velho(...)”.
(Oliveira,O. Amélio. Geo Rondônia)
A unidade morfoestrutural que corresponde ao trecho onde o rio Madeira elaborou uma faixa de aluviões sobre terrenos sedimentares de idade pleistocênica, localizada na porção norte do estado de Rondônia, ao longo do rio Madeira, denomina-se: 

A ) Planalto Sedimentar dos Parecis;
 
B ) Planaltos Residuais do Guaporé;
 
C ) Planícies do Médio Guaporé;
 
D ) Planície Amazônica;
 
E ) Chapadas do Cachimbo.
 
       
Questão de concurso 5639
4 .(PM-RO, Funcab - Soldado - 2008) A influência da mineração em Rondônia está presente desde o século XVIII, quando descobriu-se ouro no rio Corumbiara. Depois veio a garimpagem de diamantes no leito do rio Jiparaná, a garimpagem de cassiterita, etc. Acerca do assunto, pode-se afirmar que os garimpos de ouro em Rondônia entraram em decadência no século: 
A ) XVIII;
 
B ) XIX;
 
C ) XX, durante a década de 60;
 
D ) XX, durante a década de 70;
 
E ) XX, durante a década de 90.
 
       
Questão de concurso 5642
5 .(PM-RO, Funcab - Soldado - 2008) Acerca dos primeiros passos da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, pode-se estabelecer a ordem cronológica correta dos fatos, atribuindo o número 1 ao fato que aconteceu primeiro:
(     ) o Tratado da Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição é assinado entre Brasil e Bolívia;
(     ) chega à região de Santo Antonio a primeira leva de trabalhadores para iniciar a construção da ferrovia Madeira-Mamoré;
(     ) devido à Guerra do Paraguai, o Brasil fica impedido de trafegar pela bacia do Prata. Surge a ideia de buscar novas rotas;
(     ) Church obtém a concessão do governo brasileiro para a construção da ferrovia Madeira-Mamoré;
(     ) Public Works pede rescisão do contrato para a construção da ferrovia.
A sequência numérica correta, de cima para baixo, é: 

A ) 1, 3, 2, 5, 4;
 
B ) 2, 4, 1, 3, 5;
 
C ) 3, 4, 2, 1, 5;
 
D ) 4, 3, 5, 1, 2;
 
E ) 5, 2, 1, 4, 3.
 
       
Questão de concurso 5645
6 .(PM-RO, Funcab - Soldado - 2008) A área do atual estado do Acre foi anexada ao território brasileiro mediante acordo de pagamento de dois milhões de libras esterlinas ao governo boliviano e, ainda, da construção de uma ferrovia margeando os rios Madeira e Mamoré, no trecho encachoeirado.
Esse acordo foi realizado através da assinatura, em 17 de novembro de 1903, do tratado: 

A ) da Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição;
 
B ) de Petrópolis;
 
C ) de Ayacucho;
 
D ) do Livre Comércio entre Brasil e Bolívia;
 
E ) de Tordesilhas.
 
       
Questão de concurso 5648
7 .(IDARON-RO, Funcab - Assistente Administrativo - 2008)A ideia de “desenvolvimento sustentável” está cada vez em maior evidência entre as questões da atualidade. De acordo com este conceito, considera-se que: 
A ) o meio ambiente, fundamental como fonte de recursos naturais para as gerações futuras, deve ser intocável;
 
B ) é o modelo de desenvolvimento que tem sido aplicado em toda a Região Sudeste do Brasil, mas não em Rondônia;
 
C ) deve buscar se explorar os recursos naturais de uma região, mas sem comprometer o meio ambiente e prejudicar a qualidade de vida das populações;
 
D ) deve se estimular tanto a preservação das terras indígenas como o desmatamento para sustentar melhor as populações rurais;
 
E ) precisamos deixar de utilizar os recursos naturais e minerais para melhorar a qualidade de vida dos habitantes do País.
 
       
Questão de concurso 5651
8 .(IDARON-RO, Funcab - Assistente Administrativo - 2008) Com a ocupação dos seringais da Malásia por tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos e a Inglaterra buscaram matéria-prima para equipamentos bélicos na importação de borracha brasileira. Para tanto, foi necessária a assinatura de acordos entre os Estados Unidos e o Brasil. Estes acordos, assinados em março de 1942, foram chamados de “Acordos...: 
A ) da Amazônia”;
 
B ) Brasileiros” ;
 
C ) de Washington”;
 
D ) da Borracha” ;
 
E ) Ingleses”.
 
       
Questão de concurso 5654
9 .(IDARON-RO, Funcab - Assistente Administrativo - 2008) Sobre a história da emancipação política de Rondônia, considere as afirmações.
I. A extração de cassiterita promoveu o desenvolvimento econômico e propiciou a instalação das primeiras indústrias.
II. A construção da BR-364, ligando Porto Velho à cidade de Cuiabá, possibilitou o grande fluxo migratório e a formação de novos núcleos de povoação.
III. Um grupo político amadurecido junto ao Congresso Nacional lutou obstinadamente em favor da emancipação política de Rondônia.
Assinale a opção correta. 

A ) apenas I;
 
B ) apenas II;
 
C ) apenas III;
 
D ) apenas I e II;
 
E ) I, II e III.
 
       
Questão de concurso 5657
10 .(IDARON-RO, Funcab - Fiscal de Defesa Sanitária - 2008) Interpretando-se o mapa de Rondônia, a seguir, observamos que ele localiza o estado com suas coordenadas geográficas e limites, apresenta alguns dos seus aspectos físicos - relevo e hidrografia - e a distribuição de suas principais cidades. Percebe-se, também, uma parte da planície Amazônica destacando-se pequenos planaltos, cujo ponto culminante está na serra Pacaás Novos. Além disso, alguns dos rios fazem parte da bacia Amazônica.
No que diz respeito às questões demográficas, ao processo de urbanização e às atividades econômicas, o mapa permite concluir que a atual distribuição populacional foi muito marcada...

Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://waveland __1.tripod.com/mapas/rondonia Acesso em: 05/01/2009. 

A ) por incentivos públicos à agricultura e pela descoberta de minérios, que atraíram uma grande migração com consequências na urbanização que, por sua vez, teve na BR-364, o eixo que passou a interligar diversas cidades, fazendo a conexão rodoviária entre o Mato Grosso e o Acre;
 
B ) pela hidrografia do estado, pois cerca de 80% dos rondonienses habitam ao longo dos rios, com destaque para Porto Velho (rio Madeira), Guajará Mirim (rio Mamoré) e Costa Marques (rio Guaporé);
 
C ) pela estrada de ferro Madeira-Mamoré, a via de fixação de cidades e do escoamento da produção de látex e da castanha, que até hoje permite que a maioria da população do estado esteja localizada ao longo do seu itinerário;
 
D ) pelo crescimento recente da população do estado, com os fluxos de migrantes principalmente do Nordeste, como aconteceu no Primeiro Ciclo de Extração de Látex e no período posterior à Segunda Guerra Mundial, quando os preços do produto o tornaram novamente valorizado no mercado internacional;
 
E ) pela fronteira com a Bolívia, fator de segurança nacional e de projetos de colonização financiados pelo INCRA, no sentido de atrair fluxos de migrantes vindos do Sul do Brasil.
 
       


GABARITO
1. E
2. B
3. D
4. E
5. B
6. B
7. C
8. C
9. E
10. A

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...